quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CONSOLIDANDO A EXCELÊNCIA
Parte Final


  • Ouvir: A audição é um dos sentidos mais importantes para o ser humano, e através dela, principalmente, ocorre o processo que inicia a conversão da alma. A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus (Rm, 10, 17). Nas ovelhas ocorre com freqüência a visita de insetos que querem colocar suas ceras nas narinas e nos ouvidos dos animais. A prevenção mais convencional para esses ataques é a aplicação constante de óleo, que espanta os insetos e dão liberdade para as ovelhas sentirem o cheiro e ouvirem os seus pastores. Foi através da audição que a serpente seduziu Eva; Foi por ouvir as ameaças de Golias que todo o exército de Israel ficou paralisado; ao ouvir os conselhos de seus amigos juvenis que Roboão provocou a divisão do Reino de Israel, dentre tantos exemplos. Jesus nos convida a ouvirmos a Sua voz como porta de entrada para a excelência. Ap. 3,20 diz que Ele está à porta e bate, se alguém ouvir a sua voz e abrir a porta do seu coração, Ele entrará e cearão juntos. Todos que abriram o seu coração à voz de Cristo mudaram. Foi assim com Nicodemos, com o ladrão da cruz e continua ainda hoje com cada um de nós;
  • Crer: Em Romanos 10, 14 diz: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?”. Todo aquele que ouve a voz de Cristo precisa passar a crer em Sua pregação. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem (Hb 11,1). O mesmo autor no versículo 6 diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Crer tão somente como sinônimo de saber que existe não é vantagem alguma, pois o próprio satanás sabe do Poder de Deus e por isso treme de medo (Tg. 2,19). Mas crer em Jesus é entrar em profunda dependência do Pai; é mergulhar cada vez mais fundo no mar do espírito (Ez. 47). Ter fé em Deus e anular a fé em nós mesmos (Jr. 17,15). É não confiar nas suas posses, mas no Senhor que tudo dá (Sl. 20, 7). É saber que não são as espadas e os escudos, nem mesmo as pequenas pedras que nos darão a vitória sobre os inimigos, mas que são as mãos do Senhor que nos guiarão em direção ao destino que Ele preparou para nós.
  • Obedecer: Obediência é um dos princípios mais importantes na Bíblia. O seu antônimo chega a ser comparado como pecado de feitiçaria (I Sm 15, 23). O Senhor declarou que deseja muito mais a obediência do que o sacrifício (Os. 6,6). As maiores vitórias que vemos na Bíblia decorrem da obediência. Quando os discípulos foram orientados a lançar a rede, mesmo com dúvidas obedeceram, e o resultado é que foram tão abençoados com a quantidade de peixes que eles não davam mais conta; A viúva não tinha nem o que comer, mas em obediência ao profeta do Senhor, deu-lhe o que restava e foi abençoada de forma maravilhosa. Obedecer é quebrar o nosso ego. Não fomos acostumados a obedecer, sobretudo nos dias atuais; ao contrário, somos estimulados a sermos revolucionários e buscar sempre a mudança. Quando obedecemos, reconhecemos que há uma autoridade superior a nós mesmos; quando desobedecemos, dizemos que somos auto-suficientes em qualquer dos nossos momentos. Deus nos chama a obedecê-lo como forma de consolidarmos a excelência que Ele tem para nós, pois Ele é Rei, e nós, seus súditos, e como tal, dependemos inteiramente d’Ele; nada é nosso. Em nossos passos, o que faria Jesus?
  • Santificar: A sentença é direta: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual, ninguém verá o Senhor” (Hb 12,14). Santificar-se não é um modismo, nem tampouco um status pessoal, mas uma necessidade diária. Já foi dito que Deus não tem filhos preferidos, mas tem filhos que O preferem. Quando nos santificamos, entramos mais profundamente em Sua presença. Deus, em nenhum momento, ofereceu religião a nenhum ser humano; ao contrário, Ele ofereceu relacionamento, assim como era no início, onde o Senhor, todo fim do dia, iria encontrar-se pessoalmente com o casal no Éden. Deus está nos chamando a retornar ao princípio de tudo, a renovarmos nossos votos e recuperarmos a autoridade perdida com os nossos pecados.
  • Adorar: O que fazia de Davi alguém tão especial para Deus? Terá sido a sua beleza? A sua inteligência? A sua destreza na guerra ou na música? Ou terá sido seus belos poemas? Nada disso. O Senhor declara que a aparência e os atributos pessoais não servem como referência para Ele (I Sm 16,7). Davi era considerado um homem segundo o coração de Deus devido a sua adoração a Ele (I Sm 2,35). Davi não fazia nada sem que consagrasse ao Senhor; não havia uma conquista que ele não dedicasse ao Senhor; não oferecia a Deus nada que não tivesse lhe custado algum esforço. Vemos também que a adoração a Jesus era algo que muitos fizeram por reconhecer a Sua soberania e santidade. Em Mateus 15, 25 vemos uma mulher cananéia adorando ao Senhor, e nem quando ela foi provada no seu ego recuou, ao contrário, submeteu-se e alcançou graça; Maria foi abençoada por estar aos pés do Senhor; Em Lucas 7, 37-38 vemos um dos relatos mais lindos de adoração a Jesus. Uma mulher pecadora derramou tudo o que tinha no Senhor, e chorando de emoção, enxugava-lhe os pés com os seus próprios cabelos. Deus busca quem O adore em espírito e em verdade (Jo 4, 23).

Completar: É sabido que maior glória do que iniciar bem, é terminar com louvor. É considerado um servo inútil aquele que faz apenas o que lhe é mandado (Lc 17, 10). Paulo pôde glorificar a Deus por ter completado a sua carreira (II Tm 4,7). Ao contrário, maldito aquele que faz a obra de Deus relaxadamente. Melhor que fora não ter prometido, do que prometer e não cumprir (Jr. 48, 10; Ec 5, 4-5). Cada um permaneça na vocação que foste chamado (I Co 7, 20), fazendo com prazer o que o Senhor lhe mandou, pois Ele capacita os chamados e nos dá a vitória. O que retrocede o Senhor não tem prazer nele (Hb 10, 38); o que prossegue alcança a vitória (I Co 9, 24-25).

Um comentário:

  1. Deus nos chamou para sermos cabeça e não cauda. Como disse o mentor: é melhor sermos cabeça de piaba do que cauda de baleia.

    ResponderExcluir