quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Estratégias durante uma afronta. Parte I

Quantas vezes nos deparamos com situações complicadas onde pensamos em desistir por pensarmos que nosso inimigo é maior do que as nossas forças? Quantas vezes tivemos a oportunidade de consertar os erros do passado para que tivéssemos uma vida correta com Deus, e com isso o inimigo se levantou para nos envergonhar? Quantas vezes o nosso Deus nos socorreu em meio às tempestades? Veremos todas essas situações, juntas num mesmo episódio, na vida de um dos maiores reis de Judá, o rei Ezequias. Os textos bases dessa história são II Reis 18 e 19; II Crônicas 29 a 32; Isaías 36 e 37.

O contexto desta história começa com o desejo de um jovem rei do Reino de Judá, recém empossado, de consertar os erros dos seus antepassados, restaurando o altar e o culto a Deus. Desde o 1º mês de seu mandato como rei, Ezequias já se dispôs a restaurar o templo do Senhor e chamar o povo à santificação, tirando do templo toda a contaminação. Ezequias ainda adorou ao Senhor de madrugada em gratidão à restauração do templo. Buscou agregar todas as tribos que estavam dispersas nos princípios da Palavra para voltarem ao Senhor, e retomaram a Páscoa como demonstração de conserto. Ainda intercedeu a Deus por aqueles que não fizeram uma mudança em suas atitudes e celebraram a festa ao Senhor, o que lhes restou cairem doentes, mas foram curados devido Deus ter ouvido a oração do rei. Restaurou, ainda, a entrega dos dízimos e primícias.

Todos nós fomos e somos chamados para sermos reino e sacerdotes nesta Terra (Ap. 1, 6. I Pe. 2, 9). Como cabeças do nosso lar, somos sacerdotes da nossa casa e todos integrantes da família recebem reflexos de nossas ações. Nosso corpo é templo do Espírito, e como representantes legais do Reino dos Céus nesta Terra devemos utilizar o nosso tempo e disposição para restaurar os nossos lares, a nossa igreja, a nossa vida. O nosso corpo tem que estar livre da contaminação do pecado. Somos muitas vezes impelidos a "matar", "expulsar" das nossas vidas ou das igrejas aquelas pessoas que erraram e se afastaram de Deus, ou muito nos magoaram, mas o líder e sacerdote do Senhor é chamado para agregar multidões ao Seu Evangelho, para orar por aqueles que necessitam e para restaurar as brechas espirituais que possa existir.

Diante de tanto conserto feito pelo rei Ezequias, e pelo povo estar junto no mesmo propósito de servir novamente ao Senhor, o diabo não iria ficar assistindo no inferno a vitória de Deus. Algo tinha que ser feito para envengonhar o nome do Senhor e do Seu povo. Aprendo com isso que temos que estar atentos às coisas que acontecem ao nosso redor. Sabemos quais são as nossas fraquezas, e são nelas que o inimigo vai investir com toda a força. Quando tudo parecer bem, fiquem certos que o diabo irá fazer o possível para nos desmoralizar. Ele não vai derrubar quem já está prostrado, e a iniciativa de Ezequias não ficaria impune aos seus olhos.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário