quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

IMPELIDO X CHAMADO



No mundo encontramos pessoas de todos os tipos: fleumático, sanguíneo, colérico ou melancólico. Já estudamos muito sobre isso. No entanto, nas igrejas encontramos 02 tipos especiais de pessoas: o impelido e o chamado. Poderíamos estender a todo tipo de indivíduo, mas iremos nos ater apenas aos evangélicos.

Em I Co. 7,20 diz: “cada um permaneça na vocação em que foi chamado”. Existem muitas pessoas que pensam terem um chamado de Deus para algo específico, quando na verdade Ele o chamou para outra atividade. Por conta disso, vemos muitos crentes frustrados, com sua carreira estagnada.

Ouvi certa vez uma frase que concordei tacitamente: existem pastores de ovelhas e pastores de gado. Os de ovelhas andam à frente do rebanho e eles o seguem pois reconhecem a sua voz. Se houver algum perigo, o pastor é o primeiro a percebê-lo e dará a própria vida pelo rebanho; o pastor de gado anda atrás dos animais, fazendo-os seguir o caminho utilizando-se de esporas, esporões, e outros artifícios. O seu rebanho segue à frente, sendo eles que irão se expor primeiramente ao perigo. Se formos trazer para a igreja, veremos que os pastores impelidos são apropriados para o gado, enquanto os chamados para as ovelhas.

Percebemos os que são impelidos pelas suas reações perante o que lhe acontece. Primeiramente, eles precisam se mostrar para que o mundo o veja e tem sempre a sensação de que precisa agradar alguém. Apenas ficam satisfeitas quando o seu trabalho foi realizado. Buscam sempre a superação e não se preocupam com a honestidade ou com o trato com os outros. Por serem fortemente competitivas, costumam deixar “cadáveres” por onde passam. A sua marca preponderante é negativa, pois o alcance do poder o estimula a prosseguir. São pessoas geralmente ocupadas e que se irritam com tamanha facilidade.

Na Bíblia podemos citar Saul, o primeiro rei de Israel. Analisemos que ele foi escolhido pelo povo e não por Deus (I Samuel 12,13). A princípio ele era dócil, mas quando sentiu-se ameaçado, passou a querer tirar a vida de Davi e dos seus companheiros. Considerou-se apto a realizar ações que não eram da sua competência (I SM. 13,9). Como todo impelido, a sua impaciência o levou à ruína. Os atributos naturais que ele tinha, como eloqüência, beleza física e fisionômica, somado à riqueza que já possuía, fez com que ele rapidamente se destacasse a tal ponto que o fez esquecer de que precisava dos outros e ele não era auto-suficiente. Saul não organizou seu mundo interior, e por isso o exterior também começou a ruir. Utilizou o seu tempo tentando matar a Davi e negligenciou a obra de Deus. Acabou morrendo enxergando inimigos atrás de qualquer arbusto.

Os impelidos são compulsivos. A maioria deles teve em sua infância problemas familiares ou na escola, onde sempre os reprimiam e os menosprezavam. A Psicologia chama isso de bulling, que trás sérias conseqüências às pessoas.

Para os impelidos há cura, e para que isso aconteça é necessário que se reconheça realmente onde Cristo nos colocou e não onde queremos ser colocados. Saulo era uma pessoa impelida pelos seus afazeres, mas depois de se converter a Cristo percebeu a necessidade que tinha dos outros irmãos e qual era realmente o chamado de Deus para a sua vida. Qual é o seu chamado?

Quando uma pessoa é chamada, também conseguimos detectar com certa facilidade. Quando é Deus quem nos chama, existe em nós uma perseverança em continuar por crermos que foi Ele quem designou e por isso dará a vitória. Isso muda tudo. Quem vai realizar a obra é Deus, e não nós, e sim, através de nós.

João Batista é um verdadeiro exemplo de um homem chamado por Deus. Ele não vivia para agradar os homens, mas para fazer o que o Senhor ordenava. Colocou-se na total dependência de Deus, sendo alimentado por Ele no deserto. Ele poderia tomar para si a honra do Cristo, uma vez que multidões fluíam para ouvi-lo e o questionavam se ele não o era. Ao contrário, disse-lhes que não era digno sequer de desamarrar as sandálias do Messias.

Como característica dos chamados, percebemos que eles tem em si o princípio ad Mordomia. Sabem que seu papel é cuidar do serviço do Senhor e que tudo que tem é d’Ele e não seu. João Batista, no tempo específico, entregou a Jesus tudo o que ele tinha, que era o rebanho que apascentava, e o faz com prazer. Ele sabia que apenas tomava conta mas não era seu. Enquanto Saul achava que era o dono do trono de Israel, João sabia que ele apenas existia para servir ao Senhor.

As pessoas chamadas sabem exatamente quem são. O impelido faz de tudo para permanecer no poder; o chamado sabe que a hora e o tempo pertencem a Deus. No momento certo irá Lhe entregar tudo o que administrou. João sabia que ele não era o Cristo e não quis aceitar nunca esse título. Existem tantos que querem ser os donos da igreja, dos púlpitos, das células...

O senso de objetivo é outra característica dos chamados. Não andam a ermo, sabem o que Deus quer em suas vidas. Entendem que seu papel é preparar a noiva para o noivo, e que eles não tem posse sobre ela, apenas a prepara para esse encontro. O compromisso dos chamados é firme, pois sabem que eles precisam diminuir e Deus crescer.

As pessoas chamadas experimentar gozo e paz, e não me refiro aqui a falta de luta ou tribulações, mas passam por elas dando Glória a Deus, pois sabem que a vitória é certa e não andam solícitos com nada, pois o seu sustento vem de Deus (II Co. 3,5).

Uma pessoa só se torna chamada se passar pelo deserto. È lá que desenvolve o contato mais íntimo com Deus, ouvindo a sua voz longe dos burburinhos da cidade. Aprende a depender totalmente de Deus. Conhece-se a aridez e lá o Senhor imprime o seu caráter e suas visões, que certamente serão bem diferentes do que tinham.

As pessoas que são chamadas por Deus sabem esperar o tempo certo para que tudo aconteça. Os impelidos querem correr de qualquer jeito, e o pior, crêem que estão fazendo o certo. Sucesso prematuro sem a devida maturidade pode ser muito prejudicial. Saulo corria muito para perseguir os Cristãos, mas quando Deus o chamou ele esperou o tempo do Senhor. Disse Paulo: “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé.” (II Tm. 4,7) No tempo certo, ele correu com Cristo. Não devemos correr sem alvo. (I Co. 9, 26)

Os chamados por Deus não tem necessidade de muletas. O próprio Espírito o fortalece. Existem muitos que preferem viver apoiados nas costas de outras pessoas e não se levantam para deixar Deus agir em suas vidas. Quando estamos fracos o Senhor nos leva em seus braços. Ele nunca nos dá muletas.

Quantas pessoas impelidas você conhece? E quantos chamados? Em qual grupo você se encontra?



Bibliografia: MACDONALD, Gordon. Ponha ordem no seu mundo interior. Ed. Betânia, 1988, Venda Nova – MG. 216 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário