terça-feira, 28 de julho de 2015

Quem é o anticristo?


Você sabe quem é o anticristo? Nem eu. Na verdade, creio que só Deus é quem sabe a pessoa que se oporá ao Seu Filho.
No entanto, são possíveis de análise alguns pontos concernentes a este assunto. Vamos estudar um pouco tendo por base a Bíblia e a Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia que referenciaremos no final.
Em II Tessalonicesses 2, 1-12, o apóstolo Paulo relata brevemente como será a ação desse malfeitor. Citaremos alguns pontos que dão uma pista sobre o anticristo, mas não temos a pretensão de esgotá-lo. Vejamos:
  • O anticristo negará tanto o Pai como ao Filho (I João 2,22);
  • Ele negará o significado e a importância da encarnação de Cristo (I João 4, 1-3; II João 7);
  • O anticristo promoverá um espírito anticristo no mundo, isto é, arregimentará pessoas com o mesmo objetivo que o seu;
  • Uma das suas principais características será a capacidade de seduzir e de enganar. Isso incluirá maravilhas mentirosas (II João 7);
  • O anticristo será um indivíduo caracterizado pela incorporação da mais profunda maldade em sua própria pessoa. Será considerado sábio aos olhos humanos, mas será um gênio do mal;
  • Ele será ateu supremo, negando ao Deus Pai e Deus Filho, opondo-se a qualquer conhecimento dado a Deus e exaltando-se a si mesmo como se ele fosse um deus;
  • O anticristo será operador de milagres e espantará o mundo com realizações científicas que apresentará como superior a qualquer coisa espiritual;
  • Como enganador que ele é, se apresentará como uma imitação da encarnação, porquanto satanás estará com ele, habitando nele. Desta forma, será a personificação da mais elevada forma de maldade imaginável (II Tessalonicenses 2,9);
  • Ele será judeu, pois somente tal homem poderá ser o verdadeiro anticristo, a quem Israel acolherá por algum tempo (João 5,43), vindo depois a rejeitá-lo;
  • A princípio, ele se mostrará amigável para com Israel, recebendo a sua lealdade (Daniel 9,27). Mas, finalmente, voltará com toda sua fúria contra os hebreus;
  • O seu aparecimento se dará imediatamente antes do período chamado tribulação;
  • O anticristo contará com um profeta, um precursor (Apocalipse 13, 1-8; 16,13; 19,20; 20;10);
  • Ele obrigará a humanidade a adorar a satanás na tentativa de extirpar da terra o conhecimento de Deus. Perseguirá a todos quantos prestam lealdade a Deus e ao Seu Ungido, e grandes multidões serão martirizados por esse motivo (Apocalipse 13,15);
  • O anticristo aplicará sanções econômicas, exigindo certa marca identificadora para quem quiser comprar ou vender (apocalipse 13,16);
  • Ele próprio terá alguma forma de identificação numérica, a saber 666 (Apocalipse 13,18). Convém esclarecer que o número 6 simboliza imperfeição, uma vez que o 7 significa perfeição de Deus. A repetição deste número pode ter vários significados: para reforçar a sua imperfeição; para simbolizar a trindade satânica, etc;
  • O conceito do anticristo não deve ser reduzido a um conflito impessoal, entre o bem e o mal. Antes, deve ser interpretado pessoalmente. Ele será a própria encarnação de satanás.

Por fim, muito se especula sobre esse símbolo e esse número. Para alguns estudiosos, o 666 simboliza o nome de quem será o anticristo. O nome sugerido é Neron Caesar, cujo cálculo é feito à base do valor das letras gregas. Este nome, ao ser transliterado para o hebraico, de acordo ao valor das letras hebraicas, dá o resultado 666.
De qualquer forma, mais importante do que as especulações, é o cuidado que o servo de Deus deve ter a cada dia, pois não sabemos quando tudo isso ocorrerá. A Bíblia é a Palavra de Deus revelada aos seus, e se buscarmos conhece-la com precisão quando o falso aparecer iremos prontamente reconhece-lo por que termos pleno conhecimento da verdade. “Conhecereis a verdade e ela te libertará” (João 8, 32 e 36).



REFERÊNCIAS

CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Ed. Hagnus. Volumes 1 e 6. São Paulo, 2008.


Bíblia Sagrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário