quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

 

CONSEGUIMOS SER, AO MENOS, UM SERVO INÚTIL?

Lucas 17:10

 

Todas as vezes que me deparo com esse texto percebo o quanto estou aquém daquilo que Deus espera de mim. Nem um servo inútil eu sou! Duvida? Vejamos.

No Evangelho de João 21:25, vemos que na época da vida terrena de Jesus não existiam livros suficientes que fossem capazes de conter tudo o que Ele fez aqui na Terra:

     [25] Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, penso que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos. (NAA)

 

Quando leio as advertências de Jesus sobre a nossa fé, fico mais indignado comigo devido a minha letargia:

     [6] Ao que o Senhor respondeu:

    — Se vocês tivessem fé como um grão de mostarda, diriam a esta amoreira: “Arranque-se e transplante-se no mar.” E ela obedeceria. (Lucas 17; NAA).

     [12] Em verdade, em verdade lhes digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. (João 14; NAA)

 

 

Ou seja, se eu praticasse a minha fé, faria obras maiores do que Jesus fez, obras essas que não caberiam nos livros daquela época. Hoje, se vacilar, não preencho um caderno de 01 matéria...

Percebo que realmente não sou merecedor de nada que eu recebo de Deus (Efésios 2:8-9). Se fossemos recompensados por nossas obras estávamos perdidos! Somos merecedores do inferno, mas Cristo nos oferece o céu. O texto em Lucas mostra-nos que não devemos ser vaidosos com o que somos ou o que temos (II Coríntios 12:7), pois não é por mérito nosso que o recebemos.

Aprendo que Jesus não nos deve nada. Ele é nosso Senhor e não nosso empregado, mas mesmo assim veio nos servir. Assim como os fariseus daquela época, distorcemos a Mensagem do Pai, buscando utilizá-la apenas para satisfazer aos nossos interesses.

Somos levados a questionar a Deus sobre algo que deixamos de receber, mas não investimos nosso tempo em buscar aprender a vontade do Pai sobre nós. Quando 09 dos 12 discípulos não subiram ao monte para participarem da transfiguração, ao invés de buscarem descobrir o motivo pelo qual foram alijados daquele momento ímpar, ficaram discutindo assuntos fúteis e sendo afrontados pela oposição, além de não terem autoridade nenhuma sobre os espíritos imundos (Marcos 9:14-18).

Jesus declarou que Deus O ouvia porque ele fazia a vontade do Seu Pai (João 8:29). Ele mesmo chorou de tristeza devido a incredulidade do ser humano em crer que Ele era o enviado de Deus (João 11:33). Jesus acabara de falar que Ele ressuscitaria a Lázaro, mas mesmo assim não creram n’Ele.

Foi-nos dado o mandamento de amar ao próximo. Logo, amamos e deixamos de amar a quem queremos. Amor não é sentimento, é escolha! Também é imperativo que preguemos o Evangelho, mas poucos de nós o fazemos.

Afinal de contas, estamos sendo ao menos um servo inútil?