sábado, 7 de junho de 2014

Os Dons Operacionais e os 05 Ministérios da Igreja

Deus, visando o aprimoramento do Corpo de Cristo, que é a igreja, instituiu 05 Ministérios, a saber: o Apostólico, o Profético, o Evangelístico, o Pastoral e o de Mestre. No entanto, qualquer um desses ministérios não faria efeito se somado a eles não estivessem os Dons Operacionais.
O que significa OPERACIONAL? Significa algo que realiza, executa, faz alguma coisa acontecer. Desta forma, um dom é operacional quando serve para executar, realizar alguma coisa.
Os Dons Operacionais não padronizam as atividades na igreja; eles se complementam. Desta forma, cada ministério, dirigido por seu Dom Operacional correspondente, agirá de uma forma diferente, conforme a vontade de Deus, que assim como um quebra cabeça parecem diferentes, mas se complementam em prol da formação de um só objetivo.
O dom de Ministério / Serviço, é o que executa o serviço de Diácono, que cuida e zela das coisas de Deus, que se coloca como servo;
O de Governar / Presidir, é necessário para administrar a Igreja de Deus, organizando, liderando, dando direção ao povo;
O dom de Exortar é utilizado para levar o discípulo ao arrependimento e à correção. Se bem utilizado, ele anima e motiva o cristão;
O de Ensinar é o dom de Mestre que ensina à Igreja a Palavra de Deus;
O dom de Misericórdia / Socorro põe em prática a compaixão, a piedade, o perdão, cuida dos enfermos, dos idosos e necessitados;
O de Profecia interpreta a vontade de Deus para a Igreja;
O dom de Repartir / Contribuir demonstra desapego ao dinheiro e tem facilidade de contribuir e doar a si e aos seus bens para a Obra do Senhor.
Desta forma, os diferentes Ministérios e Dons Operacionais não são divergentes, eles completam, contribuem simultaneamente para o crescimento do Corpo de Cristo, conforme Paulo fala em Colossenses 2 e Efésios 4.
Por isso, é totalmente aceitável que os cinco Ministérios possam operar de maneiras diferentes conforme os diferentes Dons Operacionais.